DEFENSORIA PÚBLICA E A REFLEXÃO SOBRE MASCULINIDADES: UMA ESTRATÉGIA POSSÍVEL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ÂMBITO DA DEFENSORIA PÚBLICA

  • Rodrigo Ferreira dos Santos Ruiz Calejon Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar, sem a pretensão de esgotamento do tema, através de pesquisa doutrinária e estatística, o papel da Defensoria Pública enquanto instituição essencial à justiça e à proteção dos direitos humanos, na prevenção e no combate à violência contra as mulheres sob o aspecto das masculinidades e os mecanismos legais pertinentes, particularmente os grupos reflexivos. Nesse sentido, a análise irá abranger obras literárias, pesquisas estatísticas sobre a violência de gênero e o funcionamento de grupos reflexivos de masculinidades no Brasil, concluindo-se com o exame da importância da Defensoria Pública na implantação e no desempenho ao lado desses mecanismos de proteção.

Publicado
2021-02-19
Como Citar
FERREIRA DOS SANTOS RUIZ CALEJON, Rodrigo. DEFENSORIA PÚBLICA E A REFLEXÃO SOBRE MASCULINIDADES: UMA ESTRATÉGIA POSSÍVEL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ÂMBITO DA DEFENSORIA PÚBLICA. Revista da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 317-355, fev. 2021. ISSN 2674-9122. Disponível em: <//ojs.defensoria.sp.def.br/index.php/RDPSP/article/view/32>. Acesso em: 20 jun. 2021.