O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Artigos que envolvam pesquisa com seres humanos ou animais deverão obedecer aos padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS).
  • Não serão aceitos artigos com mais de três autores/as, a não ser em casos excepcionais, que devem ser sempre justificados ao Editor-chefe.

Diretrizes para Autores

  1. Os artigos devem ter entre 15 e 35 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado. O resumo, de até 250 palavras, deve ser apresentado no idioma original do artigo e em uma língua estrangeira (inglês ou espanhol), explicitando uma síntese dos propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, além de 3 palavras-chave.
  2. O/a autor/a deverá enviar dois arquivos:
    1. uma folha de rosto, com o título do artigo, identificação do(s) autor(es) ( nome completo, titulação, instituição à qual está ligado, link para o currículo Lattes, endereço para correspondência, telefone e e-mail), informações sobre financiamento ou benefícios recebidos, bem como eventuais conflitos de interesses e agradecimentos;
    2. Artigo, conforme formatação requerida, sem identificação dos/as autores/as.
  3. A primeira página do artigo deve conter obrigatoriamente:
    1. Título em português e inglês;
    2. Resumo em português e inglês (com 100 a 250 palavras cada) contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusão;
    3. Palavras-chave em português e inglês (3 para cada idioma). 
  4. As seções do artigo podem ser numeradas sequencialmente, excetuando-se a Introdução e a Conclusão.
  5. As citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação (conforme o sistema autor-data, constante da ABNT NBR-10520). Citação com mais de 3 linhas deverá ser feita fora do texto principal, sem aspas e utilizando-se um recuo de 4 cm à esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples e espacejamento antes e depois da citação será de 6pt.
  6. Todas as referências citadas no artigo devem vir listadas alfabeticamente e apresentadas segundo normas da ABNT (NBR6023). Deve-se usar um recuo de 0,5cm para todo o bloco de texto e espacejamento de 6pt, após o parágrafo.
  7. As notas explicativas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas no rodapé, numeradas sequencialmente.
  8. Tabelas e figuras (fotografias, desenhos, diagramas, gráficos) devem estar no corpo do texto, centralizadas e próximas ao parágrafo a que se referem. As legendas devem ser centralizadas abaixo da figura.
  9. Os gráficos e tabelas devem ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes. Imagens em alta definição não devem ser incluídas dentro do documento principal, podendo ser anexadas separadamente.

 

DA AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

  1. Todos os artigos serão avaliados pelo editor-chefe e editores associados, verificando o atendimento aos requisitos formais de submissão, sua adequação à política editorial da Revista e seu potencial para publicação.
  2. Os artigos que atendam aos requisitos e estejam adequados à política editorial serão remetidos a pareceristas anônimos para a avaliação. Os pareceristas poderão aceitar, rejeitar ou sugerir adequações ao artigo. Nesse último caso, o texto modificado deverá ser remetido à Revista para reavaliação em função das alterações realizadas.
  3. Caso haja discordância entre os pareceristas, o artigo será remetido a um terceiro, prevalecendo sua opinião pela publicação, adequação ou rejeição.
  4. No caso de necessidade de adequações, o texto alterado será novamente avaliado pelos pareceristas.
  5. O tempo aproximado para a decisão final é de 90 dias. Este tempo médio é calculado a partir da data de submissão.